O sistema respiratório, por ser um sistema importante e ao mesmo tempo delicado, pode ser "atacado" por doenças, sejam elas infecciosas ou alérgicas. Ora veja algumas abaixo:
Asma
A asma é uma doença que afeta pessoas de todas idades, sendo mais frequente na infância. É caracterizada por um quadro inflamatório crónico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Pessoas que são susceptíveis à doença apresentam sintomas como tosse frequente, dor e chiado no peito e dificuldade para respirar. Esta inflamação deixa as vias aéreas sensíveis ao ar frio, ao fumo do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgenos.
Fatores que causam asma
- Alérgenos (alimentos que causam irritação, alergia);
- Agentes irritantes (cigarro, cheiros fortes);
- Poluição do ar;
- Alternância de climas;
- Genético.
Bronquite
A bronquite é a inflamação no brônquios, diferente da asma. Pode ser causada por vírus e bactérias, sendo possível ser totalmente tratada. Quando inflamados, os brônquios ficam estreitos, os músculos em volta estreitam-se e há aumento da produção do muco. Ela pode ser encontrada tanto como bronquite aguda ou como bronquite crónica, a diferença consiste no tempo de duração e agravamento das crises.
Como diferenciar asma de bronquite?
A asma manifesta-se sob a forma de crises provocadas pelo encerrar das vias aéreas devido à inflamação. Se após uma crise, a pessoa voltar ao normal, sendo só um mal-estar passageiro, é asma. Como a bronquite produz uma tosse crónica, com catarro, se esta permanecer por mais de três meses, durante dois anos seguidos, é considerado bronquite. A crise de asma é reversível.
Sinusite
A sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face, que são cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades, através de pequenos canais, comunicam com as fossas nasais. Para a saúde dessa região essas cavidades precisam de estar ventiladas, porém quando ocorre algum tipo de obstrução nesses canais, o muco que era para ser libertado pelo nariz começa a acumular e a mucosa dos seios fica inchada, desencadeando o processo inflamatório.
Rinite
A rinite é uma reação exagerada do corpo a determinados elementos que não são agressivos ao corpo. Pessoas alérgicas apresentam reação a uma substância que para outra pessoa não provoca nada, como é o caso dos pêlos dos animais. Para um alérgico, o organismo dela entende que o contato com aquele elemento é prejudicial ao corpo, sendo assim ele provoca a obstrução nasal e espirros.
Pneumonia
A pneumonia é uma processo de infecção/inflamação que ocorre dentro dos pulmões. A doença ocorre quando um agente infecioso (vírus, bactéria, parasita ou fungo) afeta os alvéolos pulmonares, local que precisa de estar sempre limpo, livre de qualquer substância estranha, pois é onde ocorrem as trocas gasosas.
Sintomas da Pneumonia
- Febre alta e fraqueza;
- Dor no tórax;
- Calafrios;
- Tosse com expectoração, podendo haver sangue;
- Respiração dolorosa e falta de ar;
- Confusão mental;
- Mal-estar generalizado.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch. Ela atinge principalmente os pulmões, ainda que possa afetar outros órgãos do corpo humano. O contágio dá-se de pessoa para pessoa, quando um doente tosse, partículas com o bacilo dissipam-se no ar, podendo ser aspirado por qualquer pessoa, em especial aquelas que estão com baixa o sistema imunológico deficiente, como portadores do vírus da AIDS e usuários de bebidas alcoólicas.
Enfisema Pulmonar
Enfisema pulmonar é uma doença respiratória que afeta o pulmão progressivamente, destruindo os alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa do oxigénio pelo dióxido de carbono. Quase todos os casos estão associados ao hábito de fumar.
Para saber mais consulte http://doencas-respiratorias.info/mos/view/Tipos_de_Doen%C3%A7as_Respirat%C3%B3rias/
Sem comentários:
Enviar um comentário