quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia Nacional da energia

 O Dia Nacional da Energia celebra-se a 29 de maio.
 A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.
 Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para casa e escritório.

Reduzir gastos energéticos

 Para reduzir os gastos energéticos, deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário.

Sabia que?...

  • A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação?
  • O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa?

sábado, 24 de maio de 2014

Doenças do sistema respiratório

 O sistema respiratório, por ser um sistema importante e ao mesmo tempo delicado, pode ser "atacado" por doenças, sejam elas infecciosas ou alérgicas. Ora veja algumas abaixo:



Asma
asma é uma doença que afeta pessoas de todas idades, sendo mais frequente na infância. É caracterizada por um quadro inflamatório crónico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Pessoas que são susceptíveis à doença apresentam sintomas como tosse frequente, dor e chiado no peito e dificuldade para respirar. Esta inflamação deixa as vias aéreas sensíveis ao ar frio, ao fumo do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgenos.



Fatores que causam asma
- Alérgenos (alimentos que causam irritação, alergia);    

- Agentes irritantes (cigarro, cheiros fortes);    
- Poluição do ar;    
- Alternância de climas;    

- Genético.


Bronquite
bronquite é a inflamação no brônquios, diferente da asma. Pode ser causada por vírus e bactérias, sendo possível ser totalmente tratada. Quando inflamados, os brônquios ficam estreitos, os músculos em volta estreitam-se e há aumento da produção do muco. Ela pode ser encontrada tanto como bronquite aguda ou como bronquite crónica, a diferença consiste no tempo de duração e agravamento das crises.


Como diferenciar asma de bronquite?
A asma manifesta-se sob a forma de crises provocadas pelo encerrar das vias aéreas devido à inflamação. Se após uma crise, a pessoa voltar ao normal, sendo só um mal-estar passageiro, é asma.  Como a bronquite produz uma tosse crónica, com catarro, se esta permanecer por mais de três meses, durante dois anos seguidos, é considerado bronquite. A crise de asma é reversível.


Sinusite
sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face, que são cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades, através de pequenos canais, comunicam com as fossas nasais. Para a saúde dessa região essas cavidades precisam de estar ventiladas, porém quando ocorre algum tipo de obstrução nesses canais, o muco que era para ser libertado pelo nariz começa a acumular e a mucosa dos seios fica inchada, desencadeando o processo inflamatório.


Rinite
rinite é uma reação exagerada do corpo a determinados elementos que não são agressivos ao corpo. Pessoas alérgicas apresentam reação a uma substância que para outra pessoa não provoca nada, como é o caso dos pêlos dos animais. Para um alérgico, o organismo dela entende que o contato com aquele elemento é prejudicial ao corpo, sendo assim ele provoca a obstrução nasal e espirros.


Pneumonia
pneumonia é uma processo de infecção/inflamação que ocorre dentro dos pulmões. A doença ocorre quando um agente infecioso (vírus, bactéria, parasita ou fungo) afeta os alvéolos pulmonares, local que precisa de estar sempre limpo, livre de qualquer substância estranha, pois é onde ocorrem as trocas gasosas.


Sintomas da Pneumonia
- Febre alta e fraqueza;   

- Dor no tórax;    
- Calafrios;    
- Tosse com expectoração, podendo haver sangue;    
- Respiração dolorosa e falta de ar;    
- Confusão mental;    

- Mal-estar generalizado.


Tuberculose 
tuberculose é uma doença altamente contagiosa, causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch. Ela atinge principalmente os pulmões, ainda que possa afetar outros órgãos do corpo humano. O contágio dá-se de pessoa para pessoa, quando um doente tosse, partículas com o bacilo dissipam-se no ar, podendo ser aspirado por qualquer pessoa, em especial aquelas que estão com baixa o sistema imunológico deficiente, como portadores do vírus da AIDS e usuários de bebidas alcoólicas.

Enfisema Pulmonar 
Enfisema pulmonar é uma doença respiratória que afeta o pulmão progressivamente, destruindo os alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa do oxigénio pelo dióxido de carbono. Quase todos os casos estão associados ao hábito de fumar.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Respiração VS. Ventilção pulmonar

 Olá a todos!

 Na última aula de Ciências, estudamos um pouco sobre o sistema respiratório. E ficámos a aprender algo que não sabíamos antes (e que talvez muita gente não saiba): aquilo a que nós chamamos "respiração", na verdade, é, nada mais, nada menos, do que a "ventilação pulmonar":


 Respiração celular - conjunto de reações celulares de catabolismo, na presença de oxigénio, em que parte da energia das biomoléculas é usada para conduzir energia utilizável nos processos vitais.










Ventilação pulmonar - processo pelo qual o ar circula do meio exterior para os pulmões e vice-versa.

domingo, 11 de maio de 2014

Placar "De Olhos na Saúde" - Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

O que é a Cruz Vermelha?



 É uma organização não-governamental internacional, que tem por objetivo preparar a comunidade em geral para responder a situações de emergência de origem natural ou humana. Quando a emergência termina, presta o devido apoio necessário à recuperação e restabelecimento das vidas das pessoas afetadas.

 Está presente em cenários emergentes de conflitos armados, desastres e catastrofes naturais em território nacional ou internacional.

O que acontece na Cruz Vermelha Portuguesa?

 Foi fundada por José António Marques, a 11 de Fevereiro de 1865, na altura chamava-se “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.


 Esta Instituição diariamente presta assistência humanitária e social em especial aos grupos mais vulneráveis – idosos, dependentes, crianças, vítimas de violência doméstica, pobres, imigrantes, Sem Abrigo, toxicodependentes, reclusos, pessoas com deficiência, entre outros.
Para além destas, a Cruz Vermelha através da prestação de serviços e do desenvolvimento das áreas de saúde:       

  • Prevenção e preparação para a Emergência;
  • Formação e Empreendedorismo;       
  • Ensino Profissional;        
  • Ensino Superior da Saúde;        
  • Ensino de Socorrismo;        
  • Educação para a Saúde;        
  • Cooperação Internacional e difusão do Direito Internacional Humanitário.

 A nível internacional, a Cruz Vermelha Portuguesa está envolvida em vários programas de desenvolvimento e emergência, de forma directa ou no quadro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;

Em que conflitos/desastres/catástrofes naturais esteve presente a Cruz Vermelha Portuguesa?

A Cruz vermelha já assistiu as vítimas dos seguintes conflitos:       
  • Movimentos revolucionários de Portugal;
  • Campanhas coloniais de Portugal;        
  • Guerra Civil de Espanha;        
  • Primeira Guerra Mundial;        
  • Segunda Guerra Mundial;        
  • Invasão da Índia Portuguesa pela União Indiana.        


Mais recentemente, esta Instituição apoiou a acção do Comité Internacional da Cruz Vermelha nos seguintes conflitos:
  • Revolução Romena;
  • Conflitos da Ex-Jugoslávia;
  • Guerra Civil de Angola;
  • Conflitos no Darfur/Sudão, Moçambique e Timor-Leste.


A Cruz Vermelha Portuguesa sobressaiu – quer de forma bilateral, quer em coordenação com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – por ocasião das seguintes efemérides:        
  • Gripe Pneumónica (1918-19);
  • Sismos no Faial (1926), na Grécia (1953), em Agadir (1960) e S. Jorge, Açores (1964 e 1990);        
  • Incêndio de barracas na Charneca do Lumiar, Lisboa (1964);        
  • Ciclone em Portugal (1941).


Como está organizada a Cruz Vermelha?

-O que é a Direção Nacional?
 É o órgão executivo máximo da Cruz Vermelha Portuguesa, que orienta a atividade da Instituição. Esta é constituída pelo Presidente Nacional, por quatro Vice-Presidentes e por quatro Vogais.

-Qual é a função do Presidente Nacional?
 É o responsável da Cruz Vermelha Portuguesa, que assegurar o prestígio, a manutenção, a sustentabilidade, o desenvolvimento e o progresso da Instituição que funciona sob a sua orientação e na sua dependência.

Em termos de organização territorial, é feita através de:
  • Serviços Centrais;
  • Serviços Autónomos;
  • Estruturas Locais (Delegações e Centros Humanitários);
  • Extensões de Delegações Locais. Asseguram a preparação, apoio e execução das decisões da direção Nacional e do Presidente Nacional, bem como a ligação e o apoio funcional às estruturas locais.   
  • São instituídos pela Cruz Vermelha Portuguesa e submetidos aos seus Estatutos e ao seu controlo, exercendo a sua actividade de acordo com as orientações da Direcção Nacional e do Presidente Nacional.  
  • Têm a sua própria Direcção, organizando a sua gestão das actividade da Instituição a nível local. Atualmente, existem 175 Estruturas Locais. 
  • A Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa é em Lisboa, no Palácio do Conde d’Óbidos.

Caso te queiras voluntariar, presta atenção!

O perfil do voluntário da cruz Vermelha é constituído por 7 princípios básicos:      
  • Participativo
  • Comprometido 
  • Capacitado/Formado 
  • Motivado
  • Disponível 
  • Polivalente    
  • Cooperativo 






O que é o Crescente Vermelho?
 É uma organização humanitária não governamental, federada com a Cruz Vermelha Internacional, o Crescente Vermelho foi utilizado nos países muçulmanos, tendo sido a sua utilização pedida pela Turquia;
Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo, com presença e atividades em quase todos os países.

Pesquisa de informação: Carina Silva e Flora Hentz
Resumo da informação: Mónica Martins e Joana Machado

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia da Mãe - Consequências na saúde pós parto

 No passado dia 4 de maio todos demos atenção especial às nossas mães, não é verdade? Embora hoje já seja dia 6, achamos que vale a pena investigar um pouco sobre consequências na saúde pós parto. Mais vale tarde que nunca...

 A saúde da mãe pode ser afetada de 1001 formas se a grávida não tiver cuidado com a sua alimentação, higiene, praticar algum exercício físico, etc...

 Entre outras coisas, a mãe pode vir a sofrer de...

- Hemorróidas
- Hipertensão
- Diabetes tipo II
- Vómitos e diarreias
- Estrias
- Infeções urinárias
- Tonturas e desmaios
- Má circulação sanguínea que provoca a sensação de pés inchados e pernas cansadas
- Dores de coluna
- Hipoglicemia
-  Anemia
...


Outras informações sobre saúde materna:

-Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de parto
http://michelecardoso.wordpress.com/tag/vantagens-e-desvantagens-parto-normal/
http://saude.terra.com.br/saiba-vantagens-e-desvantagens-dos-principais-tipos-de-parto,660626c02dc5e310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

-Vantagens e desvantagens da amamentação (para a mãe e para o bebé)



Pesquisa : Mónica Martins e Joana Machado

Brigada da Saúde 9ºA

 Olá a todos!

 Durante este 3º período, nós, Joana Machado e Mónica Martins do 9ºA,vamos dinamizar este blog em articulação com as equipas responsáveis pela atualização do placar "De olhos na Saúde", de  modo a que a informação seja partilhada via internet, abrangendo assim um maior público-alvo.

 Faremos duas publicações por semana, relacionadas com a Brigada da Saúde e as suas atividades. Também tencionamos criar jogos e widgets para colocá-los posteriormente neste blog.

 Esperamos que nos acompanhe nesta jornada!