sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Manipulação Genética

Manipulação genética é um processo em que se retira genes de uma cadeia de ADN e inserir outros genes nesta cadeia de ADN. Assim são criados novos organismos que são mais úteis para os seres humanos.


Onde é utilizada?

A manipulação genética é utilizada para modificar plantas e animais a fim de melhorar a utilidade destas para os seres humanos. Plantas, por exemplo, tornam-se mais nutritivas e resistentes.

No ser humano, a manipulação genética é utilizada para a prevenção de certas doenças hereditárias ou para a duplicação de células para o transplante de órgãos, evitando que estes órgãos sejam rejeitados pelo organismo.

Transgénicos:

Um transgénico é uma planta ou um animal geneticamente modificado.

Exemplos de Transgénicos:  Exemplo de transgénico, é, por exemplo, o milho Bt, no qual está inserido um gene de uma bactéria o que torna esta planta mais resistente a pragas. Outro transgênico é o arroz dourado, que contém três novos genes, dois de narciso e um de uma bactéria, o que torna este arroz mais nutritivo, podendo ajudar em países com problemas de mal-nutrição. 


Clonagem:


Na biotecnologia, a clonagem refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de ADN, células ou organismos.

Na natureza, um clone é obtido através da reprodução assexuada. 

Os tipos de clonagem mais importantes são a clonagem reprodutiva e a clonagem terapêutica.

Tipos de clonagem:

1. Clonagem reprodutiva:

Um clone é um ser vivo descendente de um único progenitor e é geneticamente idêntico a este. 
®    A clonagem de seres humanos é proibida em muitos países, o que explica o facto de ainda não ser efetuada uma clonagem de seres humanos (conhecida).
®    O primeiro mamífero a ser clonado foi a ovelha Dolly, entre 1995 e 1996. Depois do nascimento de Dolly foram clonados vários mamíferos como porcos, cavalos, cães e gatos.

2. Clonagem terapêutica:

Clonagem terapêutica é chamado a um conjunto de processos nos quais são formados novos tecidos e órgãos que são utilizados para o transplante, evitando a dificuldade de encontrar doadores ou para evitar que estes órgãos sejam rejeitados.

3. Clonagem embrionária;

4. Clonagem natural;

5. Clonagem induzida artificialmente;

Vantagens e desvantagens

Por um lado, a manipulação genética pode ser vantajosa, já que pode aumentar a nossa qualidade de vida, devido ao facto de condicionar estudos e melhorias na medicina. Além disso, também pode aumentar significativamente a produção agrícola e a resistência das plantas.
Por outro lado, o emprego de transgénicos na agricultura pode provocar várias doenças e outras consequências imprevisíveis como a formação de substâncias tóxicas e vírus perigosos. A manipulação genética também pode diminuir a biodiversidade e aumentar a resistência das ervas daninhas.

Então transgénicos são vantajosos ou desvantajosos?


  • Transgénicos podem ser bons, mas podem ter consequências imprevisíveis, por isso é melhor evitar o consumo destes produtos. Repare se no rótulo está este símbolo, que indica a presença de transgénicos: 




Sem comentários:

Enviar um comentário