sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Manipulação Genética

Manipulação genética é um processo em que se retira genes de uma cadeia de ADN e inserir outros genes nesta cadeia de ADN. Assim são criados novos organismos que são mais úteis para os seres humanos.


Onde é utilizada?

A manipulação genética é utilizada para modificar plantas e animais a fim de melhorar a utilidade destas para os seres humanos. Plantas, por exemplo, tornam-se mais nutritivas e resistentes.

No ser humano, a manipulação genética é utilizada para a prevenção de certas doenças hereditárias ou para a duplicação de células para o transplante de órgãos, evitando que estes órgãos sejam rejeitados pelo organismo.

Transgénicos:

Um transgénico é uma planta ou um animal geneticamente modificado.

Exemplos de Transgénicos:  Exemplo de transgénico, é, por exemplo, o milho Bt, no qual está inserido um gene de uma bactéria o que torna esta planta mais resistente a pragas. Outro transgênico é o arroz dourado, que contém três novos genes, dois de narciso e um de uma bactéria, o que torna este arroz mais nutritivo, podendo ajudar em países com problemas de mal-nutrição. 


Clonagem:


Na biotecnologia, a clonagem refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de ADN, células ou organismos.

Na natureza, um clone é obtido através da reprodução assexuada. 

Os tipos de clonagem mais importantes são a clonagem reprodutiva e a clonagem terapêutica.

Tipos de clonagem:

1. Clonagem reprodutiva:

Um clone é um ser vivo descendente de um único progenitor e é geneticamente idêntico a este. 
®    A clonagem de seres humanos é proibida em muitos países, o que explica o facto de ainda não ser efetuada uma clonagem de seres humanos (conhecida).
®    O primeiro mamífero a ser clonado foi a ovelha Dolly, entre 1995 e 1996. Depois do nascimento de Dolly foram clonados vários mamíferos como porcos, cavalos, cães e gatos.

2. Clonagem terapêutica:

Clonagem terapêutica é chamado a um conjunto de processos nos quais são formados novos tecidos e órgãos que são utilizados para o transplante, evitando a dificuldade de encontrar doadores ou para evitar que estes órgãos sejam rejeitados.

3. Clonagem embrionária;

4. Clonagem natural;

5. Clonagem induzida artificialmente;

Vantagens e desvantagens

Por um lado, a manipulação genética pode ser vantajosa, já que pode aumentar a nossa qualidade de vida, devido ao facto de condicionar estudos e melhorias na medicina. Além disso, também pode aumentar significativamente a produção agrícola e a resistência das plantas.
Por outro lado, o emprego de transgénicos na agricultura pode provocar várias doenças e outras consequências imprevisíveis como a formação de substâncias tóxicas e vírus perigosos. A manipulação genética também pode diminuir a biodiversidade e aumentar a resistência das ervas daninhas.

Então transgénicos são vantajosos ou desvantajosos?


  • Transgénicos podem ser bons, mas podem ter consequências imprevisíveis, por isso é melhor evitar o consumo destes produtos. Repare se no rótulo está este símbolo, que indica a presença de transgénicos: 




quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Placar de "Olhos na saúde"

O grupo responsável por actualizar o placar de olhos na saúde decidiu atualizá-lo com informação sobre a manipulação genética.
Aqui fica uma foto do trabalho:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Operação Combate às Invasoras...

No âmbito do Clube dos Cientistas Ambientais, realizou-se uma saída de campo, no dia 15 de janeiro, para promover a erradicação de plantas invasoras junto à praia das Furnas, na zona dunar, em Vila Nova de Mil Fontes, local onde existe o Plantago Almogravensis uma planta endémica em vias de extinção. 

Esta ação foi acompanhada e apoiada pelos vigilantes da natureza do Parque Natural do Sudoeste e costa Vicentina e pelo Dr José Paulo Fonseca.

Foi com muito entusiasmo e empenho que todos os participantes se dedicaram a remover acácias e chorões da areia que estão a ocupar aquela zona colocando em causa a sobrevivência do  Plantago Almogravensis.

As invasoras que se ponham a pau que a "brigada do ambiente" anda aí!

Fica aqui o filme deste dia! 



No dia 27 de novembro passado, o Clube dos Cientistas Ambientais comemorou o Dia da Floresta Autóctone com uma saída de campo para plantar sobreiros.
Esta saída de campo contou com a presença e colaboração do Dr Paulo Fonseca e do vigilante da natureza Pedro Alverca do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Aqui ficam imagens desse momento em que pudemos contactar com a natureza e aproveitar um lindo dia de sol ao ar livre!


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Hortas Verticais - Jardins Suspensos de Saboia

 Depois de muito trabalho e dedicação ao projeto "Jardins Suspensos de Saboia", ficamos orgulhosos de podermos olhar para o resultado final e pensar que todo o esforço valeu a pena, não só pelo facto de ser algo original mas também porque são peças fundamentais no embelezamento da nossa escola!
 
 As hortas verticais encontram-se nas fotos abaixo e foram realizadas pelos alunos do Clube dos Cientistas e também por alguns professores do agrupamento.
 
 
 

 
 






 
 
 Você pode fazer a diferença! Clique no link seguinte: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.730706990280414.1073741957.121140991237020&type=3 e vote na sua horta vertical favorita, clicando no botão "like".